O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda solicitou esta sexta-feira ao Governo Regional dos Açores a “lista integral” das empresas que recorreram aos mecanismos de apoio financeiro criados pelo executivo para avaliar se cumpriram os requisitos exigidos.
A decisão surge na sequência de notícias sobre o encerramento de algumas empresas no arquipélago, recordando o BE que a manutenção dos postos de trabalho é um dos requisitos obrigatórios para as empresas que beneficiam destes apoios.
O BE, além da lista de empresas beneficiárias, solicitou também ao governo regional informação específica sobre os apoios que receberam três empresas que já anunciaram o encerramento ou o despedimento de trabalhadores.
Trata-se da empresa alemã de produção de sementes ‘Ernst Benary’, da construtora ‘Jaime Ribeiro e Filhos’ e da empresa de fotografia, vídeo e áudio ‘Irislab’.
O requerimento do BE, entregue na Assembleia Legislativa Regional, refere-se à linha de crédito Açores Empresas, no valor de 140 milhões de euros, ao Programa de Apoio à Reestruturação da Dívida Bancária das Empresas e ao Programa Açores Investe, no valor de 40 milhões de euros, todos criados em Fevereiro de 2009.