O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda quer ver o pão de trigo (tipo 65) incluído na lista de bens sujeitos ao regime de preços máximos nos Açores. O objectivo é garantir a estabilidade do preço de venda ao público deste tipo de pão – o mais consumido pelas famílias açorianas –, travando a tendência para o seu aumento exagerado.
Na apresentação do projecto de resolução que propõe esta alteração – que decorreu esta Terça Feira na cidade da Horta – o deputado do Bloco de Esquerda, Mário Moniz, lembrou que, depois da subida generalizada do preço dos cereais durante 2007 e 2008 – explicada em grande parte pela sua valorização exponencial, dado o seu potencial e utilização no mercado energético – o valor dos cereais voltou a descer ao longo de 2009, sem que, no entanto, essa descida se fizesse sentir no preço final do pão.
Daí que o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda considere fundamental que se adoptem medidas urgentes que visem baixar e controlar o preço do pão ao consumidor, assim como a importação dos cereais para a Região feita com recurso a subsídios ao abrigo do POSEI.
“A especulação gerada em torno do preço dos cereais é perniciosa para as pessoas com fracos rendimentos, tornando-as, ainda, mais vulneráveis aos efeitos da crise”, salientou Mário Moniz, considerando que esta proposta do Bloco de Esquerda irá beneficiar, a curto prazo, o consumidor, aliviando as populações mais desfavorecidas.
O Projecto de Resolução entregue agora na Assembleia Legislativa Regional recomenda ainda a criação de um portal na internet, de âmbito regional, periodicamente actualizado, com informações sobre a evolução dos bens essenciais.