A Bel Portugal inaugurou hoje uma nova unidade de produção de leite na sua fábrica da Ribeira Grande em São Miguel, criada exclusivamente para o processamento de uma nova categoria de leite, “um leite puro e rico, de vacas felizes que vivem ao ar livre e comem erva fresca 365 dias por ano”, o Leite de Pastagem Terra Nostra.
Com um investimento de 5 milhões de euros, esta nova unidade está preparada para processar 40 milhões de litros por ano, estando neste momento a receber 60 mil litros por dia, podendo crescer á medida que mais produtores se agreguem ao programa. Neste momento são 29 os produtores certificados.
Este novo produto Terra Nosta resulta do Programa Leite de Vacas Felizes, apresentado pela Bel em 2015, resultado da cooperação desta empresa com produtores de leite açorianos, e que obriga a melhores práticas de produção leiteira, e a rigorosos critérios de qualidade, sustentabilidade e bem-estar animal, resultando num produto de valor acrescentado, que também garante ao produtor um acréscimo de 10% no valor do leite produzido ao abrigo deste programa.
Para assinalar a data e o lançamento desta nova categoria de leite, na manhã desta terça-feira, foram entregues em 10.000 lares do concelho embalagens do novo leite Terra Nostra. Segundo os promotores da iniciativa, o objetivo é agradecer às famílias ribeiragrandenses toda a dedicação, dos que nos últimos 67 anos passaram pelas linhas da fábrica.
Natural dos Açores, Terra Nostra tem mais de 60 anos. O seu primeiro produto foi o queijo, lançado em 1948. Em 1998, a marca enveredou também pela produção de leite e, em 2013, lançou-se na manteiga. Os produtos Terra Nostra são produzidos com leite de “vacas felizes”, vacas que vivem ao ar livre e em comunidade, com uma alimentação à base de erva fresca o ano inteiro.
Açores24Horas