Benfica e Sporting discutem hoje no Estádio da Luz, em Lisboa, a liderança da I Liga portuguesa de futebol, num dérbi da 13.ª jornada para ao qual os ‘encarnados’ partem dois pontos à frente.
A formação ‘encarnada’ lidera o campeonato, com 29 pontos, contra 27 dos ‘verde e brancos’, que seguem no segundo posto, dois à frente do FC Porto, o terceiro.
Na Luz, defrontam-se dois conjuntos que perderam os confrontos a meio da semana para a ‘Champions’, o Benfica com o Nápoles, em casa, e o Sporting com o Legia, na Polónia, mas com implicações diferentes, com as ‘águias’ a ‘voarem’ para os oitavos de final e os ‘leões’ a despedirem-se da Europa.
Para os ‘encarnados’, foi o segundo desaire consecutivo, depois da derrota por 2-1 no reduto do Marítimo, que encurtou a vantagem na liderança da prova de cinco para dois pontos, permitindo aos ‘leões’ estar ao alcance do primeiro lugar.
O avançado brasileiro Jonas foi um dos eleitos de Rui Vitória para o dérbi, ele que só disputou um jogo do campeonato, em agosto, mas não deverá jogar, sendo que Grimaldo, Eliseu e André Horta são baixas certas.
Quanto a Jorge Jesus, que regressa pela segunda vez à Luz, onde a época passada triunfou por 3-0, o lateral direito Schlotto é baixa, enquanto Adrien Silva e Gelson Martins, com gripe, e Joel Campbell estarão em dúvida.
No presente campeonato, o Benfica está invicto em casa, com um empate, a abrir, com o Vitória de Setúbal, e quatro vitórias, enquanto o Sporting só venceu dois de cinco jogos fora, somando ainda duas igualdades e um desaire.
Antes do dérbi, realizam-se dois encontros, entre os quais a deslocação do FC Porto ao reduto do Feirense, 16.º classificado, com mais dois pontos do que o Tondela, penúltimo, e três do que o lanterna-vermelha Nacional, duas equipas que se defrontam na Choupana.
Os ‘dragões’, que na última ronda venceram ‘in-extemis’ na receção ao Sporting de Braga, acabando com mais de 500 minutos sem marcar em todas as provas, ostentam um fraco pecúlio fora do Dragão, com dois triunfos, três empates e uma derrota.
Depois do embate da Luz, o dia fecha com a receção do Sporting de Braga, provisoriamente ultrapassado no quarto posto pelo Vitória de Guimarães (2-1 no reduto do Boavista, no sábado), ao Paços de Ferreira.
A ronda 13 encerra na segunda-feira, com o embate entre o Arouca e o Rio Ave.
Resultados da 13.ª jornada:
– Sexta-feira, 09 dez
Vitória de Setúbal — Estoril-Praia, 2-0.
– Sábado, 10 dez
Belenenses – Marítimo, 1-0.
Desportivo de Chaves – Moreirense, 2-1.
Boavista – Vitória de Guimarães, 1-2.
– Domingo, 11 dez:
Feirense – FC Porto, 16:00 (Sport TV)
Nacional – Tondela, 16:00 (Sport TV)
Benfica – Sporting, 18:00 (BTV)
Sporting de Braga – Paços de Ferreira, 20:15 (Sport TV)
– Segunda-feira, 12 dez:
Arouca – Rio Ave, 20:00 (SportTV)