O campeão português ficou numa situação insustentável quando Gaitán foi expulso, aos 43 minutos, por acumulação de cartões amarelos, protagonizando uma segunda parte penosa, durante a qual foi presa fácil para a voraz equipa francesa.
O contestado guarda-redes Roberto foi responsável por o Lyon ter passado ao lado da goleada, mas o Benfica, sem ter comprometido a continuidade na prova, ficou em posição mais fragilizada para se apurar para os oitavos-de-final.
A equipa lisboeta mantém-se no terceiro lugar do grupo B, com menos três pontos do que o Schalke 04 – vencedor por 3-1 na recepção ao Hapoel Telavive – e menos seis em relação ao Lyon, mas ainda jogará em casa com alemães e franceses.
O Lyon alinhou com os ex-portistas Cissokho e Lisandro López na equipa titular, enquanto do lado benfiquista destacou-se a ausência do goleador Cardozo, lesionado, substituído por Alan Kardec, que foi o elemento mais avançado.
O avançado brasileiro desperdiçou, aos 14 minutos, com um remate frouxo de cabeça, uma rara oportunidade construída pelo campeão português durante a primeira parte, mas o Lyon foi implacável na resposta pouco depois.
Aos 21 minutos, o “velocista” Michel Bastos acertou no poste com um remate de fora da área e o contra-ataque do Benfica virou-se contra si próprio quando Carlos Martins perdeu a bola e Briand aproveitou a descompensação da defesa lisboeta para inaugurar o marcador.
O erro de Carlos Martins foi a imagem perfeita da desconcentração dos jogadores do Benfica e teve reedição, aos 43 minutos, quando Gaitán perdeu a bola e foi obrigado a cometer uma falta perigosa, que lhe valeu o segundo cartão amarelo e a consequente expulsão.
Com menos um jogador, as debilidades do Benfica acentuaram-se na segunda parte perante as vagas de ataques dos franceses, que culminaram no merecido golo de Lisandro, aos 51 minutos.
Roberto evitou o golo do ex-jogador do FC Porto no primeiro remate, mas o avançado argentino foi mais rápido do que o guarda-redes e o central Luisão e aumentou para 2-0, num lance que também começou com um remate de longe de Briand ao poste.
O guarda-redes espanhol revelou-se precioso na fase em que o Lyon procurou chegar à goleada, correspondendo com defesas notáveis às solicitações de Michel Bastos e Gourcuff, que pareceram resignar-se e, tal como os colegas, limitaram-se a controlar a vantagem até ao apito final.