Benfica vence clássico

benficaA equipa encarnada bateu o FC Porto por 1-0, com um golo solitário de Saviola aos 22 minutos, e alargou para 4 pontos a diferença para os campeões nacionais. Num encontro que o Benfica controlou quase por completo, o FC Porto realizou uma das exibições menos conseguidas desta época e nunca conseguiu colocar em causa a superioridade encarnada. Com esta vitória o Benfica iguala o Sp. Braga no topo da Liga Sagres.

O clássico iniciou-se com uma surpresa do lado encarnado, já que Jorge Jesus apresentou Urreta no onze inicial, enquanto do lado azul e branco Guarín fazia parte do meio campo com Meireles e Fernando. O campeão nacional começou melhor e os primeiros minutos do jogo foram de alguma superioridade portista, mas com o passar dos minutos o Benfica foi causando maiores problemas à defesa do FC Porto, e a pressão encarnada exercida logo na zona mais recuada dos azuis brancos causava enormes problemas na transição ofensiva dos visitantes.

Aos 22 minutos, depois de uma jogada em que Álvaro Pereira salva o golo do Benfica quase em cima da linha de golo, David Luiz lança a bola para a área portista e Saviola surge isolado frente a Helton e não perdoou. O argentino rematou de primeira com o pé direito e fez o 1-0, colocando a bola no canto inferior direito da baliza do FC Porto.

Até ao intervalo a toada do jogo manteve-se, já que os dragões não conseguiam sair para o ataque com a qualidade necessária para criar dificuldades ao adversário, enquanto o Benfica exibia grande atitude defensiva e consegui sair para o ataque com boas trocas de bola.
Na segunda parte Jesualdo Ferreira procurou reagir e fez entrar Varela para o lugar de Guarín e apesar de alguma melhoria o certo é que o Benfica continuou a ser a melhor equipa em campo. Apesar de ter conseguido algumas jogadas de perigo perto da baliza de Quim, o FC Porto continuava a ter grandes dificuldades na troca de bola, muito por culpa da pressão exercida pelos benfiquistas. As oportunidades de golo escassearam durante todo o encontro, mas foi sempre o Benfica a conseguir maior domínio e mais qualidade, tendo mesmo rematado bastante mais do que o adversário (16-6).

Mesmo com Farías e Belluschi em campo, os campeões nacionais nunca foram senhores do jogo e o desespero nos minuto finais da partida foi evidente. O Benfica, mesmo com unidades de menor utilização como Filipe Menezes, Weldon e Luís Filipe, esteve em melhor plano e justificou uma importante vitória. Com este resultado o Benfica iguala pontualmente o líde Sp. Braga e alarga para 4 pontos a vantagem sobre o FC Porto, que continua no 3º lugar do campeonato.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here