“É inaceitável que, viajando em companhias do mesmo grupo, se possa levar 50 quilos de bagagem dos EUA até Ponta Delgada ou Terceira e depois só se possa levar 20 quilos nas viagens entre as ilhas dos Açores e tenha que se pagar excesso de bagagem”, afirmou Berta Cabral, numa intervenção na sexta-feira à noite no Centro Cultural da Filarmónica Santo António, em Cambrige, Nova Inglaterra, nos EUA.
Berta Cabral, citada numa nota de imprensa divulgada pelo PSD/Açores, referia-se ao facto de a SATA Internacional permitir o transporte de 50 quilos de bagagem para os passageiros provenientes da América do Norte, enquanto a SATA Air Açores tem um limite máximo de 20 quilos para as ligações entre as ilhas do arquipélago.
Para a candidata social-democrata, esta situação “não faz sentido”, defendendo ser “preferível reduzir um pouco para quem sai (dos EUA) e aumentar um pouco (nos Açores), sendo igual para todos”.
Na sua intervenção, Berta Cabral defendeu ainda a importância da presença de açorianos em cargos políticos nos EUA, frisando que “é uma forma de defender e dar notoriedade” à comunidade açoriana neste país.
“Quanto mais voz tiverem os açorianos e mais políticos houver a representar os Açores e Portugal, mais orgulho têm na nossa região, no nosso país e em ser açorianos, como também afirmarmos a nossa identidade”, afirmou.
Neste segundo dia da visita que está a efetuar à Nova Inglaterra, Berta Cabral recebeu o apoio do ‘mayor’ de Fall River, Will Flanagan, que, segundo a nota de imprensa do PSD/Açores, destacou o “empenho” da candidata e líder regional social-democrata na defesa dos interesses dos açorianos.
Lusa