“Quando temos uma taxa de desemprego acima da média nacional, isso significa que temos uma crise regional, temos problemas regionais para resolver e temos que os resolver rapidamente a bem dos jovens e das gerações futuras”, afirmou Berta Cabral, em declarações aos jornalistas no final de uma visita a uma exploração agrícola nas Feteiras, em Ponta Delgada.
A candidata e líder regional do PSD/Açores referia-se aos dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, que apontam os Açores como uma das regiões do país com mais desemprego.
Para Berta Cabral, as explorações agrícolas são “essenciais para a produção de riqueza e para a criação de emprego”, considerando “fundamental” a aposta neste setor da economia.
“É fundamental continuar a apostar neste setor, que é a base do nosso desenvolvimento, que é uma grande atividade em termos dos impulsos que dá aos outros setores”, frisou, reafirmando que a agricultura “é a principal base de apoio da economia açoriana”.
Berta Cabral salientou que o setor tem sofrido nos últimos anos constantes agravamentos ao nível do custo dos fatores de produção, como os adubos, as rações ou o combustível, considerando que esta é uma questão que “tem que merecer atenção” por parte do executivo regional.
Nesse sentido, defendeu a necessidade de encontrar soluções que permitam “ajudar mais os agricultores a ultrapassar estas dificuldades”.
Lusa