A dirigente social-democrata, que falava aos jornalistas durante uma visita à Estação de Rastreio de Satélites em Santa Maria, no âmbito das jornadas parlamentares do PSD, considerou que objetivo dos Açores deve ser o de alcançar “esse novo paradigma”.
“Nós temos todos de fazer esta caminhada da transformação de uma economia baseada naquilo que é tradicional, para um novo paradigma, de uma economia baseada no conhecimento”, destacou Berta Cabral.
A líder do PSD/Açores e candidata à presidência do Governo nas eleições legislativas de outubro, considerou que a estação de Santa Maria é uma unidade “de vanguarda”, do ponto de vista tecnológico, e “importantíssima” em matéria de conhecimento.
“Este é, de facto, um passo importantíssimo nessa caminhada para podermos também exportar ciência, conhecimento e inovação”, sublinhou a dirigente social-democrata.
Berta Cabral lembrou que a Estação de Rastreio de Satélites instalada naquela ilha, pertence a uma empresa privada que “exporta serviços e conhecimento”, projetando o nome dos Açores e que, por isso, “merece ser destacada e acarinhada” pelos poderes públicos.
No seu entender, é com exemplos destes que os Açores podem tornar-se numa região “mais criativa, inteligente e competitiva”, sobretudo em ilhas mais pequenas, onde o conhecimento e a inovação “não conhecem fronteiras”.
Lusa