Berta Cabral lamenta má gestão dos fundos comunitários na região

A presidente do PSD/Açores, Berta Cabral, lamentou que a região não tenha aproveitado devidamente os mais de 2,5 mil milhões de euros de fundos comunitários disponibilizados nos últimos 12 anos, considerando que “foi uma oportunidade mal aproveitada”.

Nos últimos 12 anos, disse Berta Cabral, “a UE contribuiu com mais de 2,5 mil milhões de euros para o desenvolvimento dos Açores. É pena que a região não tenha sabido gerir um apoio externo tão significativo para criar mais riqueza, para criar mais postos de trabalho, para fortalecer as nossas empresas”.

A líder regional social-democrata, numa declaração em Ponta Delgada para assinalar o Dia da Europa, frisou que “não foi uma oportunidade perdida, mas foi uma oportunidade mal aproveitada”.

“Tínhamos o dever de ter aproveitado muito melhor os apoios que recebemos. Devíamos ter gasto menos e investido mais”, frisou, acrescentando que, apesar dos apoios disponibilizados “a desvantagem relativa dos Açores permanece e a situação económica e social até se agravou”.

Berta Cabral considerou que o próximo Quadro Comunitário de Apoio (2014/2020) apresenta um “desafio estratégico” para os Açores, que é a criação de riqueza, frisando a necessidade de criar emprego para fixar a população nas ilhas de origem e reduzir o desemprego.

Nesta declaração, a presidente do PSD/Açores e candidata à presidência do Governo Regional reafirmou a defesa de um programa específico de apoio aos transportes nas regiões ultraperiféricas europeias, frisando que “promover a coesão é sobretudo garantir que as regiões ultraperiféricas não sejam penalizadas pelo seu afastamento e dispersão geográfica”.

A criação de uma representação permanente dos Açores em Bruxelas foi também reafirmada por Berta Cabral, para quem é necessário ter junto das instituições europeias um lóbi que defenda os interesses da região e seja capaz de influenciar as decisões da UE que afetam os Açores.

Berta Cabral anunciou ainda a realização em junho, em S. Miguel, de um seminário sobre ‘Política de Coesão numa Europa das Regiões’, que será presidido pelo presidente do Partido Popular Europeu, Joseph Daul, e contará com a participação de todos os eurodeputados social-democratas.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here