A líder do PSD/Açores propôs hoje a criação de um programa POSEI para os transportes, de forma a reduzir os “preços elevados” praticados no setor e “relançar” o turismo e a economia da Região.
“Os preços dos transportes não podem continuar como estão nos Açores. Esta é uma questão essencial para o PSD e que vai fazer parte do nosso programa eleitoral”, afirmou Berta Cabral, após uma reunião com o presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, em Bruxelas.
A líder social-democrata salientou que a redução do preço dos transportes no arquipélago, nomeadamente o transporte aéreo, é “essencial” para que setores como o turismo, cuja evolução se mantém negativa, possam “relançar-se”, o que terá efeitos positivos em toda a economia açoriana.
Berta Cabral recebeu também de Durão Barroso a garantia de “manutenção” do montante de fundos comunitários para os Açores no próximo quadro comunitário de apoio.
O presidente da CE assegurou ainda que vai prosseguir o trabalho de reprogramação e reorientação do quadro comunitário de apoio atualmente em vigor, nomeadamente através da autorização para que os fundos comunitários possam servir de garantia bancária para as empresas obterem empréstimos.