A candidata do PSD/Açores a presidente do governo anunciou hoje a apresentação de um conjunto de propostas de alteração ao relatório sobre o papel da política de coesão nas regiões ultraperiféricas (RUP) no contexto da Estratégia UE2020, nomeadamente a criação de um programa POSEI para os transportes.
“Realçámos a importância dos transportes marítimos e aéreos, destacando a necessidade de ser criado um POSEI para os transportes. Ou seja, propomos a criação de um conjunto de ajudas específicas para o lançamento de linhas de transporte, inter-ilhas e entre os Açores e o continente, com vista à dinamização económica”, afirmou Berta Cabral.
A líder social-democrata falava numa conferência de imprensa, conjuntamente com a eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves, destinada a explicar as emendas que o PSD/Açores apresentou ao relatório sobre as RUP da autoria do eurodeputado madeirense do PSD, Nuno Teixeira.
A candidata do PSD/Açores a presidente do governo sublinhou que a criação de um programa POSEI para os transportes visa reduzir os “preços elevados” praticados no setor e “relançar” o turismo e a economia da Região.
“É necessário criar um programa específico para os transportes. Os preços dos transportes não podem continuar como estão nos Açores. Esta é uma questão essencial para o PSD/Açores”, referiu.
Segundo Berta Cabral, a redução do preço dos transportes no arquipélago, nomeadamente o transporte aéreo, é “essencial” para que setores como o turismo, cuja evolução se mantém negativa, possam “relançar-se”, o que terá efeitos positivos em toda a economia açoriana, além de contribuir para a coesão territorial.
A líder social-democrata salientou que outra das propostas de alteração passa por introduzir no documento a designação de zonas biogeograficamente sensíveis, “o que constitui a forma de defender as zonas de pesca açorianas”.
Em relação à “acentuada” diminuição dos montantes financeiros a afetar às RUP na dotação específica adicional, a candidata do PSD/Açores revelou que o partido “fez uma emenda contra essa redução”
Berta Cabral acrescentou que a outra emenda apresentada é relativa aos critérios do cálculo dos apoios a conceder às RUP, defendendo os social-democratas açorianos que é necessário “combinar o critério do PIB com outros critérios”.