“É preciso urgentemente ter novas políticas públicas para apoiar a atividade económica e isso só se consegue com novas estratégias e novos protagonistas políticos”, afirmou a líder regional social-democrata e candidata à presidência do Governo dos Açores à margem de uma visita a uma unidade de saúde na Praia da Vitória, na ilha Terceira.
Berta Cabral salientou que as visitas a “empresas de sucesso” que tem realizado pretendem demonstrar que “é possível ter esperança, que há empresas saudáveis e oportunidades de negócio”, numa altura em que o desemprego atingiu um “recorde histórico e dramático” no arquipélago.
A região só conseguirá aumentar o emprego, na opinião da líder regional do PSD, “com empresas viáveis, com mais empreendedorismo, com mais iniciativa, com mais criatividade e com mais impulso à atividade privada por parte dos poderes públicos”.
Berta Cabral realçou, no entanto, que “os poderes públicos têm dar espaço aos poderes privados”, salientando que a clínica que visitou é um “bom exemplo” de complementaridade entre setor público e privado.
“Onde o setor privado estiver a prestar um bom serviço, o setor público não precisa de se intrometer”, defendeu.
A presidente do PSD/Açores reúne-se esta noite com jovens da ilha Terceira, a quem pretende transmitir uma mensagem de “confiança, incentivo e esperança no futuro”.
“Se os jovens não forem motivados a serem eles próprios a ajudarem a construir o seu futuro, eles próprios vão ficar desorientados”, frisou.