A Moção de Orientação Política Global que apresentará ao X Congresso Regional da JS/Açores, entre 1 e 3 de Julho, pretende “afirmar a JS como a principal voz dos jovens nos Açores”.
Nesse sentido, o documento deve dar “grande destaque à emancipação jovem”, com prioridade para o emprego e a habitação, mas também “perspectivar os Açores daqui a 10 anos”, considerando Berto Messias que “é importante ter uma visão de médio prazo sobre o caminho que queremos trilhar para o futuro do desenvolvimento regional”.
Berto Messias, 28 anos, natural da Praia da Vitória, na Terceira, além de líder da JS/Açores desde 2007 e presidente da bancada parlamentar do PS/Açores, é também presidente da Comissão Nacional da JS, organização que representa na Comissão Política Nacional do PS.
Os militantes da JS/Açores votam em eleições directas para eleger o presidente da organização a 21 de Maio, escolhendo também nesse dia os delegados ao X Congresso Regional da JS/Açores, que se realiza em 1 e 3 de Julho em S. Miguel.