A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, inaugura quarta-feira, 18 de junho, uma exposição bibliográfica e iconográfica de homenagem a João Afonso, bibliotecário, jornalista e investigador, que faleceu em fevereiro.
João Afonso, nascido em Angra do Heroísmo, em 1923, foi bibliotecário de profissão, iniciando funções em 1946 na Biblioteca Municipal de Angra do Heroísmo, cargo que exerceu até 1956, altura em que foi integrado no quadro da Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Angra do Heroísmo. Para além das suas tarefas profissionais, desenvolveu atividades na área do jornalismo e da investigação, destacando-se também como escritor e poeta.
Entre 1958 e 1961 foi chefe de redação da Agência Nacional de Informação (ANI), em Lisboa, e, entre 1961 e 1965, exerceu as funções de diretor interino da Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Angra do Heroísmo.
João Afonso foi ainda cofundador do jornal Diário Insular, título de que é autor, do qual foi chefe de redação durante décadas e também diretor interino. Em 1960, recebeu o Prémio Nacional de Poesia do SNI – Secretariado Nacional de Informação (SNI) com a obra ‘Pássaro Pedinte e Ruas Dispersas’.
Estudioso da baleação nos Açores, fez investigação e estágios em numerosos museus internacionais ligados a esta temática, sendo autor de inúmeras publicações, entre as quais se destaca o livro ‘Mar de Baleias e Baleeiros’. Em 1978, foi incumbido pelo Governo Regional da organização de uma Bibliografia Geral dos Açores, tarefa em que trabalhou durante largos anos.
Ao longo da sua vida, João Afonso manteve correspondência regular com inúmeras personalidades nacionais e estrangeiras, da qual resultou uma numerosa epistolografia.
Esta exposição bibliográfica e iconográfica estará patente ao público até 12 de setembro.