O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda não compreende as razões que levaram o Governo Regional a aceitar a transformação temporária de um ringue de patinagem numa praça de touros, na ilha do Pico, tendo em conta a degradação que tal adaptação provocou na infraestrutura onde, segundo dados da época passada, cerca de trezentos jovens praticam patinagem.
Os deputados do BE querem, assim, que o Executivo esclareça se a praça de toiros amovível foi devidamente licenciada, após terem sido comprovadas todas as condições técnicas e de segurança, e qual a classificação atribuída à praça de toiros em causa, exigindo ainda que a Direcção Regional do Desporto indique as medidas que serão tomadas no sentido de preservar o Patinódromo da Madalena do Pico.
Recorde-se que o Patinódromo da Madalena não sofreu, desde a sua inauguração, em 1986, qualquer obra de manutenção, estando, actualmente, em mau estado de conservação, e cuja pista foi, nesta altura, considerada a segunda melhor da Europa.
O Bloco de Esquerda critica ainda o facto de os cinco clubes que utilizam o espaço regularmente não terem sido considerados aquando da decisão de instalar no Patinódromo a praça de toiros amovível.
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda enviou também uma carta à Câmara Municipal da Madalena do Pico – proprietária do imóvel em questão – manifestando estas preocupações e colocando as mesmas questões.