O Secretário Regional da Saúde reuniu com a nova administração da Unidade de Saúde de Ilha de S. Jorge (USISJ), onde foi avaliada a articulação entre os centros de saúde das Velas e da Calheta, no sentido de se perceber quais os serviços que efetivamente podem ser partilhados, com melhor aproveitamento de recursos humanos e materiais, “sem prejudicar os serviços prestados aos utentes”. Segundo Luís Cabral, “uma boa articulação” permitirá fornecer mais serviços à população de S. Jorge.
Neste encontro foi assumida a garantia de que serão desenvolvidas as diligências necessárias para que a reparação do aparelho de RX do Centro de Saúde das Velas, com um custo de 32 mil euros, seja feita “o mais rapidamente possível”, assegurando que já foram dadas indicações à Saudaçor nesse sentido.
A reunião permitiu ainda analisar com o novo Conselho de Administração o funcionamento dos postos de saúde, tendo em vista recolher junto de quem tem conhecimento da realidade, informações sobre “quais são as necessidades das populações e adaptar a capacidade de resposta da Unidade de Saúde a essas necessidades”.
A capacidade de resposta do equipamento de análises “Point of Care” na atividade normal dos Serviços de Atendimento Permanente dos centros de saúde das Velas e Calheta foi outra das questões analisadas nesta reunião.