Teve início no passado fim-de-semana o Campeonato Regional de Botes Baleeiros, com a realização da Regata Nossa Senhora das Angústias.
Esta prova, que integra também o campeonato de ilha, organizado pelo Clube Naval da Horta, decorreu sob condições favoráveis, com um vento de 20km/hora do quadrante norte. O sol estava quente e o mar calmo.
A prova foi disputada na Baía da Horta e estiveram presentes todos os botes da ilha do Faial, um bote da Graciosa, “Serra Branca”, um bote de São Jorge, “São Jorge” e um de São Mateus do Pico, com o nome de “Maria Pequena”.
Segundo a opinião dos oficiais a Prova decorreu muito bem tendo sido uma das provas mais competitivas de sempre com os cinco primeiros botes a alternarem constantemente de posições.
Acabou por ganhar o Bote S. José da junta de freguesia do Capelo liderado pelo oficial César Matos, Bote esse que ganhou o campeonato da ilha do Faial no ano passado.
Os botes baleeiros, que durante décadas foram utilizados para perseguir cachalotes nos mares dos Açores, são assim os protagonistas de um campeonato regional, composto por 11 regatas, que prossegue no dia 27 de Junho com a regata Cais-Velas-Cais.
O campeonato vai decorrer nas ilhas do Grupo Central, especialmente no Faial e no Pico, que têm maior tradição baleeira.
Até 29 de Agosto, os clubes navais do Faial, Pico, S. Jorge e Terceira vão movimentar dezenas de atletas nas provas de vela e remo, numa competição acompanhada de perto por muitos açorianos.
Construídos com madeiras leves, para se tornarem mais rápidos e ligeiros nas manobras, os botes baleeiros eram ágeis na perseguição do cachalote, que é o tipo de baleia mais comum nos Açores.
Maria José Silva