A Comissão Europeia vai apresentar na próxima semana duas iniciativas na área da Educação, designadamente nos domínios do abandono escolar e da literacia, no quadro dos objectivos traçados na agenda de crescimento “Europa 2020”.
O executivo comunitário vai adoptar na quarta-feira, e apresentar a 31 de Janeiro, um conjunto de iniciativas de combate ao abandono escolar, com vista a reduzir o número de jovens na Europa que deixam o sistema educativo ou de formação profissional com fracas qualificações.
Bruxelas sublinha que, actualmente, seis milhões de jovens na União Europeia (UE) abandonam o sistema escolar no início ou mesmo antes do ensino secundário, “o que significa que têm qualificações insuficientes, um dos grandes obstáculos aos objectivos da «Europa 2020»”.
Lembrando o objectivo traçado na estratégia “Europa 2020” de reduzir o abandono escolar ao longo da próxima década para um valor abaixo dos 10 por cento no conjunto da União, a Comissão indica que a comunicação que vai apresentar na próxima segunda-feira irá destacar as principais causas deste fenómeno e os seus riscos para o desenvolvimento a novel económico e social.