As buscas por dois pescadores desaparecidos no sábado nos Açores, depois de o barco onde seguiam ter encalhado junto à ilha de Santa Maria, prosseguem, disse hoje à Lusa fonte da Marinha Portuguesa.
As buscas, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), estão a ser realizadas ininterruptamente desde as 18:45 de sábado, disse o porta-voz da Marinha, comandante José Sousa Luís.
“Durante a noite tivemos menos meios, mas as buscas continuaram. A embarcação foi, entretanto, rebocada e será alvo de fiscalização pela Polícia Marítima”, referiu.
De acordo com a Marinha, a embarcação de pesca “Alexandre”, que encalhou perto da baía da Praia Formosa, nos Açores, foi rebocada para o porto de Vila do Porto, onde ficará à guarda da Polícia Marítima até à chegada dos mergulhadores forenses.
A Marinha adiantou também que o alerta foi recebido pelas 18:45 no Centro de Coordenação e Buscas de Ponta Delgada, que está a coordenar as buscas desde então.
O alerta do desaparecimento dos dois pescadores foi dado por um terceiro tripulante, resgatado com vida pela embarcação de pesca Santo Onofre, cerca das 18:00, que foi recolhido mais tarde pela Polícia Marítima para a Vila do Porto, “encontrando-se bem de saúde”.
Segundo o sobrevivente, os dois pescadores deixaram de ser vistos às 14:00.
As buscas, pelos dois pescadores, prosseguem, sob a coordenação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, mantendo-se na área em permanência o navio da Marinha, NRP Setúbal.
Lusa