Call Center da Saúde dos Açores em funcionamento num “curto período”

O Governo dos Açores assinou hoje um protocolo com o Manchester Triage Group e com o Grupo Português de Triagem, com vista a implementar “em curto período” o Call Center da Saúde na região.
 

“Com este serviço pretendemos, de forma integrada, atender todas as chamadas na área da saúde, quer seja de emergência médica, quer seja de aconselhamento, unindo dois serviços que no continente estão separados: os serviços de emergência médica e a Saúde 24”, salientou o secretário regional da Saúde, Luís Cabral, em declarações aos jornalistas, após a assinatura do protocolo, em Angra do Heroísmo, ilha Terceira.

O acordo prevê a formação de enfermeiros na região e o acompanhamento da implementação do sistema de triagem, quer nos hospitais, quer por telefone.

Segundo Luís Cabral, o Call Center da Saúde deverá entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano, tendo em conta que a maior parte do investimento já foi realizado, durante a anterior legislatura, com a implementação do projeto Suporte Imediato de Vida (SIV).

Nesse sentido, a tutela vai apenas reforçar o número de enfermeiros que prestam serviços de triagem telefónica no Centro de Operações e Emergência, localizado no Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, em Angra do Heroísmo, permitindo que o atendimento possa ser feito 24 horas por dia.

O objetivo do Call Center da Saúde, segundo o secretário regional, é “diferenciar as chamadas 112, no sentido de aquilo que é realmente urgente ter um atendimento imediato e nas situações que não são urgentes, o apoio ser mais diferenciado”.

Luís Cabral salientou também que nos pedidos menos urgentes será possível aconselhar o utente por telefone e fazer com que “não recorra às unidades de saúde” ou com que seja encaminhado para “a unidade de saúde mais adequada”, podendo mesmo ser marcada uma consulta para o médico de família nesse momento.

“Será facilitada, também através deste ‘call center’, a marcação e a disponibilidade de hora para esse atendimento”, frisou.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here