O presidente da Câmara da Povoação, Carlos Ávila (PS), desmentiu que as obras de pavimentação da ‘Estrada dos Arrastadores’ impliquem o abate de 150 plátanos, como denunciou o PSD/Açores, assegurando que apenas vão ser cortadas 15 árvores.
“Chegou-se à conclusão que se poderia pavimentar a actual estrada com um corte mínimo de árvores. Esta solução não cortará mais de 15 árvores”, afirmou o autarca socialista numa conferência de imprensa.
Para Carlos Ávila, entre os 602 plátanos existentes ao longo da estrada, cortar 15, que “são absolutamente necessários, representa ter preocupações ambientais e paisagísticas”.
O presidente da Câmara da Povoação frisou ainda que o projecto desta obra está pronto desde Agosto, assegurando que “tem existido um debate sobre todas as soluções”.
“A pavimentação de uma estrada sempre foi motivo de regozijo e nunca de guerras com interesses inconfessáveis, de ambição pessoal, lutas partidárias, com inconfessável desinteresse pela qualidade de vida das populações”, salientou Carlos Ávila.
O autarca admitiu que os 602 plátanos existentes ao longo da estrada, que “cresceram de forma natural”, lhe conferem “uma beleza de grande relevo”.