A Câmara Municipal de Ponta Delgada acaba de criar um Banco de Equipamentos Informáticos (BEI), uma iniciativa que visa possibilitar aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho o acesso ao material informático necessário à frequência do ensino à distância.
O investimento assenta numa lógica de políticas públicas colaborativas – dar e receber – isto é, a autarquia procede ao empréstimo de equipamento informático para que os alunos possam aceder às aulas e realizar os trabalhos solicitados e, em contrapartida, os beneficiários são convidados a disponibilizar parte do seu tempo para a realização de tarefas comunitárias.
O intuito “é promover, sobretudo nos mais jovens, o espírito de partilha e de participação cívica, bem como de ter respostas que complementam as já concretizadas por outras entidades, evitando o perigo de sobreposição de medidas”.
“Face ao momento muito complexo que estamos a atravessar e às suas consequências torna-se ainda mais relevante que as medidas públicas estejam direcionadas para apoiar as pessoas mas, simultaneamente, e sempre que possível, possam criar as condições para que cada um dê um pouco de si em prol da comunidade, gerando lógicas de colaboração real entre todos. A nossa convicção é a de que só conseguiremos voltar à nossa normalidade num trabalho de governação colaborativa e é importante que os agentes públicos possam dar sinais concretos nesse sentido”, refere o vereador do Desenvolvimento Social, Paulo Mendes.
A iniciativa está aberta a que qualquer pessoa ou empresa possa ceder ou doar equipamentos informáticos novos ou usados para fazer parte deste BEI, assegurando a autarquia a recolha do equipamento e o apoio técnico no caso de materiais informáticos usados.
Numa fase pós-pandemia, os 100 computadores adquiridos irão integrar o Banco de Equipamentos Informáticos que estará à disposição, , a qualquer cidadão, junta de freguesia ou IPSS.
Mais informações sobre o projeto – bei@mpdelgada.pt