O ator Ruy de Carvalho foi surpreendido com uma homenagem do Município de Ponta Delgada, esta sexta feira depois do lançamento do seu livro, “Os Anjos Não Têm Asas”, lançado em parceria com a livraria Bertrand e que encheu por completo o Centro de Estudos Natália Correia, na Fajã de Baixo.
José Manuel Bolieiro entregou uma placa comemorativa da vida e obra de Ruy de Carvalho, na sua passagem por Ponta Delgada, o que emocionou o ator português que, hoje, no Coliseu Micaelense, apresenta o espetáculo “Trovas e Canções”. Um espetáculo que junta em palco três gerações de uma família dedicada à representação – Ruy, João e Henrique de Carvalho – e que mistura teatro, poesia e canções, com os atores a interpretarem poetas portugueses, como Luís de Camões, Ary dos Santos, Florbela Espanca, José Régio, Gil Vicente, entre outros.
Depois da apresentação do livro, a cargo de Miguel Brilhante, Diretor Geral da sociedade Coliseu Micaelense, José Manuel Bolieiro dirigiu-se a Ruy de Carvalho como o “mestre” que prestigia Portugal no teatro, no cinema e na televisão e que “nos transmite uma dimensão humana de tal ordem forte que nos faz olhar para o ator e autor com devoção e encanto”.
O Presidente da Câmara elogiou o trabalho de Ruy de Carvalho e afirmou que a sua presença em Ponta Delgada é uma honra para a Autarquia e para todos os cidadãos do concelho, da ilha e dos Açores.
Sobre o livro, José Manuel Bolieiro referiu que Ruy de Carvalho “conseguiu voar nas asas da imaginação da escrita e criou «Os Anjos Não Têm Asas», presenteando-nos com inspiração e ensinamentos, constituindo um exemplo a seguir pelos mais novos”.
Ruy de Carvalho, visivelmente emocionado, agradeceu a homenagem do Município de Ponta Delgada e falou sobre a sua longa e “amorosa” ligação com os Açores – com as nove ilhas açorianas – e com os “filhos adotivos” que aqui vivem.
O ator e autor deixou uma mensagem especial às dezenas de pessoas que se encontravam no Centro de Estudos Natália Correia, entre as quais muitos jovens, particularmente alunos da Escola Secundária das Laranjeiras, para que estes “vivam intensamente e nunca desistam da Vida”.
“Sou um homem que gosta de amar e de viver. Todos devemos amar, viver intensamente e nunca desistir da Vida!” – disse.
O livro agora lançado em Ponta Delgada, dedicado à sua mulher Ruth e a todos os portugueses , é uma biografia de afetos, na qual Ruy de Carvalho conta o que aprendeu sobre o Amor, a Vida e os Afetos.
Aos 87 anos, Ruy de Carvalho diz não estar arrependido de nada e faz, neste livro, uma viagem íntima pelas suas emoções e pelos grandes momentos da sua vida, como marido, pai, amigo e ator.