A Câmara Municipal de Lagoa tem um novo coordenador da Área da Cultura e Educação – Igor Espínola de França –, que já iniciou funções ontem, dia 2 de janeiro de 2017.
Igor Espínola de França é professor na Escola Secundária de Lagoa e Assistente Convidado na Universidade dos Açores onde leciona no mestrado de Património, Museologia e Desenvolvimento.
Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (1987), mestre em Património, Museologia e Desenvolvimento pela Universidade dos Açores (2009) e pós-graduado em História da Arquitetura, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Igor França é também membro do Conselho Consultivo do Museu Carlos Machado, da Comissão Diocesana dos Bens Culturais da ilha de São Miguel e da Comissão de Toponímia da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Desde 1990 tem dedicado especial atenção às questões da reabilitação do património arquitetónico e exercido atividade como projetista, onde paralelamente desenvolveu investigação no âmbito da ocupação do território e reconstituição familiar do período do povoamento, tendo escrito duas obras sobre o tema. Tem proferido várias conferências e publicado diversos artigos. Presta colaboração e consultoria em diversos domínios, com destaque para a Museologia, ordenamento do território e património edificado.
Esta substituição ocorre na sequência da saída de Teresa viveiros, que foi nomeada adjunta do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt.