O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro, homenageou, esta manhã, na receção aos participantes na 50ª Corrida de São Silvestre de Ponta Delgada, que hoje à noite vai para a estrada, os atletas Armando Aldegalega, Carlos Lopes e Francis Obikwelu.
A homenagem decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e José Manuel Bolieiro aproveitou a oportunidade para referir que “é uma honra para a autarquia celebrar a 50ª edição do Prova de São Silvestre em Ponta Delgada”, sublinhando que “não nos podemos esquecer que tal só é possível graças a um histórico triunfante e a um percurso marcado pela persistência”.
Armando Aldegalega foi um dos melhores atletas portugueses nas décadas de 1960 e 1970. Triunfou em várias maratonas nacionais, cotando-se como um dos melhores especialistas do seu tempo. Foi vencedor do campeonato nacional de maratona em 1966, 1967, 1968, 1969, 1971, 1972, 1973 e 1974. Em 1972 e em 1975 recebeu o troféu Francisco Lázaro, prémio que era atribuído ao atleta português que obtivesse maior número de vitórias durante um período de três anos.
Quanto a Carlos Lopes é um ex-atleta e campeão olímpico português (vencedor da Medalha Olímpica Nobre Guedes em 1973) , um dos melhores da sua geração e uma referência mundial do atletismo de longa data. Saliente-se que Carlos Lopes sobressaiu tanto nas provas de pista, como nas de estrada e no corta-mato.
Já Francis Obikwelu é um jovem atleta nascido na Nigéria e naturalizado português, tendo-se especializado nos 100 e 200 metros. Obikwelo é recordista nacional dos 200 metros com 20.01 segundos e detém o recorde nacional e da Europa nos 100 metros com 9.86 segundos. Nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, este atleta também arrecadou a medalha de prata, sendo o primeiro velocista português a ganhar uma medalha a nível internacional. A nível europeu, sagrou-se campeão dos 100 metros em Munique 2002 e Gotemburgo 2006 e foi eleito, neste mesmo ano, o Atleta Europeu do ano pela Associação Europeia de Atletismo.
A Associação de Atletismo de São Miguel também recebeu da Câmara Municipal uma lembrança para assinalar a 50ª corrida de São Silvestre em Ponta Delgada, homenageando-se, ainda, os quatro atletas vencedores de edições anteriores: Carlos Melo, Aires Silva, Pedro Soares e Néné Carreiro (atleta micaelense com mais vitórias).
Recorde-se que em 2013, ano em que prova de São Silvestre em Ponta Delgada comemora as suas bodas de ouro, conseguiu-se bater o recorde de inscritos com cerca de 450 atletas .