O número de doentes confirmados com a gripe A H1N1 no Canadá totaliza 805, com o Ontário a ser a província mais afectada, segundo dados divulgados na sexta-feira pelas autoridades federais.
Em dois dias, desde o balanço oficial de quarta-feira, as autoridades receberam a notificação de mais 86 casos confirmados laboratorialmente.
O Ontário é a província canadiana mais afectada, onde existem 294 doentes, ou seja, 36 por cento do total de infectados.
Por sua vez, o Quebeque tem vindo a sofrer uma rápida evolução da doença na última semana, tornando-se agora na segunda província com maior manifestação da gripe A – actualmente com 143 pacientes com o vírus H1N1, sendo ainda a região que observou o maior número de casos nos últimos dois dias (37).
A Colúmbia Britânica, na costa oeste, é a terceira região mais afectada no país, com 115 doentes.
Além destas, as restantes províncias a enfrentarem o vírus H1N1 são Alberta (94 casos), Saskatchewan(77), Nova Escócia (70), Manitoba (seis), Ilha do Princípe Eduardo (três), Nova Brunswick (dois) e o território do Yukon (um) .
O total de 805 doentes contabilizados pelas autoridades sanitárias canadianas inclui a única morte até agora registada por gripe A, ocorrida em Alberta nos finais de Abril.
No Canadá, a gripe A alastrou-se a nove das dez províncias, assim como a um dos três territórios autonómos do Norte.
Terra Nova e os Territórios do Noroeste e Nunavut são as zonas sem casos de gripe A.
O Governo Açoreano encontra-se de visita a este pais, onde irão decorrer as comemorações do Dia dos Açores, mais especifacamente em Toronto, onde não existe até ao momento qualquer caso da gripe A registado.