Canadá endurece medidas para aceitar trabalhadores estrangeiros temporários

O Governo canadiano anunciou, na segunda-feira, medidas que poderão dificultar a entrada no país de trabalhadores estrangeiros temporários, a fim de evitar que as empresas substituam os trabalhadores locais por mão-de-obra mais barata.
 

O ministro da Imigração do Canadá, Jason Kenney, reconheceu que o programa atual – que permite a chegada ao país de mais de 300 mil trabalhadores estrangeiros temporários por ano – tem contribuído para a substituição de canadianos por imigrantes.

“O programa de trabalhadores estrangeiros temporários tinha a intenção de responder a uma grave escassez laboral apenas temporariamente e não de deslocar os trabalhadores canadianos”, afirmou Kenney, durante uma conferência de imprensa em que anunciou as mudanças.

A partir de agora, as empresas que solicitem trabalhadores estrangeiros para preencher vagas terão de pagar para que o seu requerimento seja considerado. O montante que os trabalhadores estrangeiros terão de pagar para obter a autorização de trabalho também vai ser revisto em alta.

Atualmente, a taxa cobrada é de 150 dólares canadianos (cerca de 114 euros).

Contudo, a alteração mais importante prende-se, segundo analistas, com a eliminação da disposição que permitia às empresas pagarem a trabalhadores estrangeiros temporários salários cerca de 15% inferiores ao vencimento médio correspondente a esse posto de trabalho.

Sindicatos e partidos da oposição têm apontado repetidamente que a autorização para pagarem menos aos trabalhadores oriundos de fora fomentava a redução dos salários dos canadianos e a importação de mão-de-obra barata.

A decisão do Governo canadiano de avançar com esta reforma surge depois de, em março, a economia do país ter perdido 54.500 postos de trabalho.

A pressão para que aplicasse reformas agravou-se depois de trabalhadores do principal banco canadiano, o Royal Bank of Canada, terem denunciado, no início deste mês, que foram despedidos e substituídos por imigrantes temporários oriundos da Índia.

Face às críticas, a instituição viu-se obrigada a pedir desculpas, assegurando que os trabalhadores despedidos seriam readmitidos.

Investigações levadas a cabo por meios de comunicação social do Canadá indicam que muitas empresas do setor de serviços e alimentação estavam aproveitar-se do programa de trabalhadores estrangeiros temporários ao preencherem postos em que não faltavam candidatos locais.

Os analistas consideram, contudo, que as mudanças não vão afetar diretamente os milhares de trabalhadores estrangeiros temporários que todos os anos chegam ao Canadá.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here