As candidaturas à edição deste ano do Concurso Regional de Empreendedorismo, criado pelo Governo dos Açores para estimular a renovação de tecido económico e promover a criação de bons planos de negócios, abrem a partir da próxima quarta-feira.
A iniciativa pretende, ainda, proporcionar aos jovens com potencial empreendedor condições facilitadas para reunirem capital próprio para a implementação das suas ideias e a sua transposição para o mundo empresarial.
Ao concurso podem canditar-se projectos sustentados por planos de negócios que sejam inovadores, exequíveis e respondam a necessidades do mercado.
Os projectos a concurso deverão ser susceptíveis de dar origem, no mercado onde pretendem actuar, a novos produtos, processos ou sistemas, ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas já existentes, que possam ser inseridos, de forma coerente, em estratégias empresariais.
As candidaturas deverão corresponder a projectos originais, que não tenham beneficiado de apoios ou prémios públicos em outras iniciativas semelhantes.
Os concorrentes deverão ser pessoas singulares, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, que poderão concorrer individualmente ou em grupo.
Ao primeiro, segundo e terceiro melhores planos de negócios serão atribuídos prémios no valor de 5.000, 4.000 e 3.500 euros, respectivamente.
Os premiados poderão receber, igualmente, um prémio suplementar, no valor de 5.000 euros, a integrar no capital social de empresas a criar, caso pretendam concretizar os negócios propostos nos 6 meses subsequentes à cerimónia de entrega dos prémios.
Ao melhor plano de negócios proveniente da Universidade dos Açores será ainda atribuído um prémio suplementar no valor de 5.000 euros, ao abrigo de um protocolo estabelecido entre aquela academia e o Millennium BCP.
O prazo de apresentação das candidaturas decorre entre 15 de Abril e 31 de Julho e encontra-se já disponível no Portal do Governo Regional dos Açores em www.azores.gov.pt o formulário de candidatura, bem como todas as informações relevantes.