Uma capa, em veludo e bordada a ouro, oferecida por um casal jovem de emigrantes dos Estados Unidos da América vai cobrir a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres na procissão de domingo, em Ponta Delgada, Açores.
Na conferência de imprensa para apresentação da capa escolhida para a procissão que percorre as ruas da cidade de Ponta Delgada, Margarida Borges, a religiosa responsável pela imagem, explicou que a capa foi oferecida por uma família de emigrantes naturais do concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, em cumprimento de uma promessa.
Segundo a religiosa, o casal vive em Massachusets e a mulher, Rosa Ponte, que emigrou muito nova, tinha desde pequena grande vontade em oferecer uma capa ao Senhor Santo Cristo.
A capa escolhida para cobrir a imagem do ‘Ecce Homo’, oferecida às freiras Clarissas pelo papa Paulo III há mais de 400 anos, só é revelada anualmente na sexta-feira que antecede a procissão, tendo a religiosa acrescentado que a capa foi executada na Cooperativa Nossa Senhora da Paz, em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, e é a 32.ª do acervo do Santo Cristo.
Margarida Borges disse que o pedido do casal, que vai participar nas festas, foi feito há um ano e a capa foi entregue no santuário na quinta-feira à tarde pela família.
A religiosa sublinhou, ainda, que este ano surgiram “mais ofertas” de capas para cobrir a imagem do Santo Cristo, revelando que “há uma lista de espera” para os próximos anos, num total de cinco que aguardam por sair na procissão.
“Esta foi a terceira capa que foi oferecida este ano”, informou Margarida Borges, adiantando que uma outra é de emigrantes e a terceira de uma pessoa da região e, “quando chegar o momento próprio, também sairão à rua”.
A religiosa salientou, ainda, que todas as ofertas têm “uma história” de vida.
O ponto alto dos festejos, que terminam dia 05 de maio, é a procissão, que se realiza desde 1700 no quinto domingo depois da Páscoa, percorrendo as ruas da cidade com a imagem do ‘Ecce Homo’.
O programa integra também a procissão da mudança da imagem do Santo Cristo, que sai na tarde de sábado do Coro Baixo do Convento da Esperança para a igreja anexa, cumprindo um trajeto à volta do Campo de São Francisco.
Lusa