O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, denunciou hoje o “abandono sistemático” das responsabilidades do Estado na Região, acusando o governo nacional de pretender “afogar a autonomia no plano financeiro para que ela possa morrer no plano político”.
“Temos que pôr um ponto final nesta ideia. O Governo da República abandona aeroportos que sempre foram da sua responsabilidade e quem passa a pagar é o governo regional. Deixa de pagar às autarquias os cinco por cento do IRS, quem vai passar a pagar é o governo regional. Deixa de pagar a RTP, quem vai passar a pagar é o governo regional. Deixa de pagar as casas do povo, quem vai passar a pagar é o governo regional”, afirmou Carlos César.
O presidente do Governo dos Açores, que falava aos jornalistas em Ponta Delgada, defendeu que o executivo regional “não se pode substituir ao Governo da República, porque não tem meios para se substituir em todos os planos em que o Governo da República pretende abandonar as suas obrigações na Região”.