O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, assegurou hoje o empenhamento do executivo no apoio à terceira idade, considerando ser bem empregue o “elevado” investimento que tem vindo a ser feito nesta área social.
Estamos muito empenhados em ajudar os mais idosos e as suas famílias, garantindo mais segurança, acompanhamento, dignidade e felicidade aos que têm fragilidades, que o Governo quer compensar, afirmou Carlos César.
Nesse sentido, salientou que esta aposta representa custos financeiros muito elevados, mas bem empregues”, acrescentando que é “dever” das autoridades regionais “investir nesses cuidados.
Carlos César falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra do Lar de Idosos da Misericórdia da Calheta, em S. Jorge.
Esta infra-estrutura, orçada em mais de quatro milhões de euros, terá capacidade para acolher três dezenas de idosos e deve estar concluída dentro de 18 meses.
Na ilha de S. Jorge, vocacionados para a terceira idade, existem actualmente um lar, três centros de convívio e quatro serviços de apoio domiciliário, que apoiam cerca de quatro centenas de idosos.
Na intervenção que proferiu nesta cerimónia, Carlos César salientou o esforço que o Governo Regional tem vindo a desenvolver nesta área, recordando que o arquipélago dispõe actualmente de 40 serviços de apoio ao domicílio, 13 centros de dia, 120 centros de convívio e quatro unidades de cuidados continuados, além de 27 lares e cinco unidades especializadas de prestação de cuidados de emergência e reabilitação.
Em breve, serão também inaugurados dois centros de noite, acrescentou Carlos César, salientando que a rede de equipamentos de apoio à terceira idade pretende prevenir situações de isolamento, solidão e insegurança, procurando sempre que o idoso permaneça o mais perto e inserido possível do seu ambiente de vida.
Lusa