“Aqui (Ribeira Grande) quase com esta naturalidade entregam-se mais de 30 casas a outras tantas famílias, abrigando mais de uma centena de pessoas com esta simplicidade, quando por vezes vemos grandes ostentações para entregar uma casa, dar uns tostões a uma instituição particular de solidariedade social, consumindo minutos intermináveis de vaidades televisivas”, criticou Carlos César.
O presidente do Governo Regional dos Açores falava na entrega de 33 novas habitações para famílias carenciadas no Bairro de Santa Luzia, concelho da Ribeira Grande, S.Miguel.
Carlos César considerou fundamental que as famílias açorianas tenham uma base de vida assente também num “adequado alojamento familiar” para construção de um projeto sólido”, mas apelou a “um grande sentido de responsabilidade” destas famílias perante a sociedade.
“Têm que honrar o esforço que as entidades públicas, Governo e câmara municipal fazem para que possam receber este bem inestimável que são as vossas casas. Satisfazer os vossos compromissos de renda adequados à condição económica”, salientou Carlos César, acrescentando que se trata de “um esforço coletivo” dos açorianos, que “pagando impostos permitem que o Governo e as câmaras tenham fundos e recursos financeiros para aplicar na construção ou aquisição de habitações e apoio ao arrendamento”.
Neste sentido, o presidente do Governo Regional destacou “o grande esforço e investimento” do executivo no setor da habitação, salientando o caso do concelho da Ribeira Grande.
Segundo indicou, “nos últimos 10 anos foram realojados mais de 300 famílias, mais de 220 casas degradadas foram recuperadas, sendo ainda comparticipadas a aquisição e construção de mais de 270 casas para habitação própria permanente”.
“Desde o ano passado passamos a apoiar mais de duas dezenas de famílias no pagamento das rendas ao abrigo do programa famílias com futuro”, acrescentou Carlos César.
Na sua intervenção, o presidente do Governo destacou ainda, como outros “suportes importantes” para as famílias, o setor da saúde, voltando a frisar a importância de “manter o sistema de saúde gratuito”, mas criticou “quem quer obrigar” os utentes “ao pagamento dos cuidados de saúde”.
Com a entrega das 33 novas habitações, no Bairro de Santa Luzia, a Câmara Municipal da Ribeira Grande dá por concluído o programa de realojamentos no concelho de famílias carenciadas.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Ricardo Silva, salientou que a autarquia vai centrar a sua politica habitacional na reabilitação de casas degradadas, cujo concelho tem “616 casos” a precisar de intervenção, segundo o Plano Municipal de Habitação.