Carlos César destaca importância dos novos ministérios franceses para regiões ultraperiféricas

O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, felicitou hoje os novos ministros da Defesa e do Ultramar do Governo de França, destacando a importância dos seus conhecimentos sobre as regiões ultraperiféricas para as políticas do executivo de Paris.

Para Carlos César, a nomeação dos dois ministros é uma garantia de que os “assuntos relativos às regiões ultraperiféricas e a defesa dos interesses regionais constituirão uma prioridade do novo governo francês”, recordando que as duas dimensões estão “ligadas à imprescindível promoção do crescimento e do emprego na Europa e nas suas regiões”.

O novo ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, exerceu funções de presidente da Região da Bretanha e de presidente da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas, enquanto o novo ministro do Ultramar, Victorin Lurel, desempenhava as funções de presidente do Conselho Regional da Guadalupe, uma das regiões ultraperiféricas francesas.

Na carta que dirigiu a Victorin Lurel, divulgada pelo gabinete de comunicação do executivo açoriano, Carlos César destaca o seu “profundo conhecimento da realidade ultraperiférica”, considerando que esse facto “constitui uma mais-valia para a perceção e defesa pelo Governo de França dos interesses comuns” às regiões ultraperiféricas da União Europeia.

Por outro lado, na mensagem dirigida a Jean-Yves Le Drian, o presidente do Governo dos Açores considera a sua nomeação como uma indicação de que, enquanto ministro da Defesa, “a dimensão regional e os interesses dos territórios marítimos e periféricos terão a merecida atenção”.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here