O turismo e as questões ligadas ao mar são duas áreas com potencial de cooperação entre os Açores e o Japão. Isso mesmo esteve em análise esta tarde na Horta numa audiência em que o Presidente do Governo, Carlos César, recebeu o Embaixador do Japão em Portugal, Nobutaka Shinomyia.
Carlos César e o Embaixador japonês verificaram, por exemplo, que há voos diretos entre o Japão e Frankfurt, sendo que essa cidade tem uma linha direta com os Açores. Para o Presidente do Governo “esse foi um aspeto concreto da cooperação que hoje aqui falamos” no setor do turismo.
No encontro estiveram também em análise “as questões ligadas ao mar que nos rodeia, ao potencial de investimento e de interesse económico que deve concitar com transparência uma relação entre os Açores, o nosso país e todos os outros países que têm “know how” e interesse nesta área”, segundo o Presidente do Governo.
Carlos César concluiu que “a relação entre o Japão, o nosso país e os Açores tem um obstáculo natural que é o da distância, mas tem também uma História que pode alicerçá-la” e, num mundo onde a comunicação é cada vez mais fácil, “nós tivemos oportunidade de rever alguns aspetos em que essa cooperação e esse estabelecimento de relações pode ter um alcance económico mais efetivo”.