Carlos César reagia assim, em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada, aos dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), segundo os quais a taxa de desemprego nos Açores se situa agora nos 13,9%.
“A expetativa é que a taxa de desemprego continue a diminuir. E já em ocasiões anteriores tive a oportunidade de dizer que tinha a convicção de que neste segundo trimestre poderia existir uma melhoria da situação do ponto de vista do emprego na região. Os resultados já foram bons no primeiro trimestre e espero que também sejam, no segundo trimestre, de melhoria”, frisou.
De acordo com o INE, foi nos Açores que se registou a maior diminuição na taxa de desemprego a nível nacional entre o último trimestre de 2011 e o primeiro de 2012 – uma quebra de 1,2 pontos percentuais.
No entanto, fazendo a comparação entre o primeiro trimestre de 2012 e o mesmo período do ano passado, os Açores são a região do país onde o desemprego mais cresceu: a taxa, que era então de 9,5%, aumentou 4,4 percentuais.
Sem se referir a este dado nas declarações aos jornalistas, o presidente do Governo Regional destacou o facto de as estatísticas demonstrarem “um aumento, inclusive, da população empregada” e frisou que o seu executivo tem feito “um esforço para ajudar as empresas e capacitar as pessoas do ponto de vista da sua empregabilidade”.
“Estamos a trabalhar para que ele [desemprego] continue a diminuir e ficamos satisfeitos por neste primeiro trimestre já ter havido uma diminuição do desemprego nos Açores”, vincou.
Segundo o INE, havia nos Açores, no primeiro trimestre do ano passado, 11,3 mil desempregados nos Açores, enquanto nos números mais recentes havia 16,7 mil.
No início de 2011, o arquipélago tinha a menor taxa de desemprego do país. Atualmente, a menor taxa é a da região Centro (11,8%).
Questionado sobre o facto de a taxa de desemprego no continente ter atingido os 14,9% da população ativa no primeiro trimestre de 2012, o nível mais alto de sempre, Carlos César respondeu: “A minha reação é apenas no âmbito das minhas funções de presidente do Governo dos Açores”.
Lusa