As famílias numerosas do concelho de Angra do Heroísmo vão beneficiar de descontos e regalias em instituições públicas e privadas através do cartão “Quatro Mais”, uma iniciativa da Câmara Municipal (CMAH) que visa minorar os constrangimentos financeiros dos agregados mais numerosos do concelho.
Este cartão municipal vai permitir aos seus beneficiários terem descontos em serviços camarários nas áreas da habitação, nas tarifas dos serviços municipalizados e nos espaços geridos pela Culturangra, e junto das empresas que aderirem à iniciativa, uma lista que conta já com três dezenas de nomes, adiantou Andreia Cardoso, presidente da edilidade angrense, na apresentação do cartão, e que se pretende expandir no futuro, criando uma rede alargada de vantagens por todo o concelho. As entidades aderentes serão identificadas com um logótipo próprio ou através de uma lista disponível no site camarário.
Em encontro com a comunicação social Andreia Cardoso destacou a importância das famílias na sociedade atribuindo ao poder local a missão de estimular o seu desenvolvimento e estabilidade, pelo que, numa altura de dificuldades económicas esta iniciativa municipal servirá como um apoio para minorar as dificuldades dos agregados mais numerosos, adiantou a autarca.
Poderão aderir a esta iniciativa todas as famílias do concelho que tenham a seu cargo três ou mais elementos dependentes ou ascendentes. O regulamento do “Quatro Mais” especifica que os dependestes maiores de idade não poderão ultrapassar os 25 anos de idade, nem usufruir anualmente um valor acima do salário mínimo e deverão ter frequentado o 11º ou 12º ano de escolaridade ou o serviço militar no ano de IRS correspondente. Em relação aos ascendentes, deverão viver em comunhão de mesa com o candidato ao cartão e terem rendimentos não superiores à pensão mínima do regime geral.
O pedido do cartão deverá ser feito na Divisão de Intervenção Social da CMAH ou através do site na internet, sendo a sua emissão totalmente gratuita, com validade de um ano mediante renovação. Cada cartão “Quatro Mais” poderá ser utilizado pelo titular e por todo o seu agregado familiar.
in azoresglobal