O PSD/Açores denunciou hoje que a Casa de Saúde de São Rafael, na ilha Terceira, não tem verbas para pagar vencimentos aos funcionários devido às dívidas da Saudaçor e dos hospitais à instituição, considerando que a situação é “insustentável”.
Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, o deputado social-democrata Clélio Meneses salientou que “é insustentável que entidades públicas fiquem sem pagar a fornecedores durante cerca de seis meses”.
“Por mais que o governo regional tente branquear a situação e prolongar o exercício de ilusionismo com que tem governado a Região, a verdade é que as dívidas do Serviço Regional de Saúde assumem contornos dramáticos e com efeitos nefastos para a economia e a sociedade açorianas”, disse.
Em resposta a estas declarações a Secretaria Regional da Saúde garante que estão assegurados os salários dos funcionários da Casa de Saúde de S. Rafael, tendo sido na passada sexta-feira, disponibilizada uma verba para viabilizar os salários relativos ao mês de Dezembro e que estão garantidas as transferências necessárias para o pagamento dos salários do próximo ano.
A Secretaria da Saúde considera que as declarações do deputado do PSD não têm qualquer fundamento e, na prática, não passaram do aproveitamento política de uma situação já resolvida.
Para 2012, está assegurado um reforço de 36,7 milhões de euros que vai permitir equilibrar a situação financeira da saúde.