Casa Manuel de Arriaga acolhe concerto de flauta, violino e cravo

A Casa Manuel de Arriaga, na Horta, a realização de um concerto com o trio constituído por Maria Elena Biasini (flauta), Daniela Biasini (violino) e Gustaaf Robert van Manen (cravo). O espetáculo, intitulado “O Barroco tardio: o esplendor da música instrumental”, é um recital concebido pelos três intérpretes, cujo programa inclui algumas das mais belas obras do período Barroco, executadas em cópias e originais de instrumentos da época, nomeadamente uma flauta transversal, cópia do modelo de Rottenburgh, um violino barroco Neiner e um cravo, cópia do modelo de Joannes Daniel Dulcken.

O programa deste concerto, que terá início pelas 21h30, inclui obras de Antonio Vivaldi, Georg Friedrich Haendel, Carl Philipp Emanuel Bach e Johann Sebastian Bach. A flautista italiana Maria Elena Biasini possui o curso superior de flauta transversal, além de ser Mestre em Filologia dos textos musicais e dos textos literários medievais e modernos, sendo desde 1992 professora no Conservatório Regional da Horta.
 
Como instrumentista, realizou concertos em diferentes formações instrumentais orquestrais e de música de câmara, incluindo execuções de estreia de obras de música contemporânea de compositores italianos. Daniela Biasini, que reside desde 1993 nos Açores, onde é professora de violino no Conservatório Regional da Horta, frequentou o curso superior deste instrumento no seu país natal, a Itália, e ao longo da sua carreira já integrou cerca de uma dezena de diferentes formações instrumentais.
 
O holandês Gustaaf Robert van Manen estudou na Universidade de Amesterdão, onde se licenciou em Pedagogia da Música e Piano, e terminou o curso de bibliotecário em Utrecht, com especialização na área da Música.
 
A residir nos Açores desde 1980, foi professor de piano e órgão no Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde fundou o Coro, e, mais tarde, lecionou diversas disciplinas no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, exercendo desde 1999 até à sua reforma as funções de Presidente do Conselho Executivo deste conservatório.
 
Realizou inúmeros concertos como pianista, organista e cravista, foi diretor musical na Capela Americana da Base das Lajes e é organista titular na Igreja do Colégio, em Angra do Heroísmo.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here