O Presidente do Governo anunciou hoje que o Governo da República aceitou passar para a Região as casas deixadas vagas pelos EUA na Base das Lajes, que estarão disponíveis para projetos que permitam fortalecer a economia e a criação de emprego e de riqueza na ilha Terceira.
“O Governo da República já respondeu à carta e à proposta que o Governo dos Açores lhe havia feito a propósito da cedência das habitações na ilha Terceira e é, com muito gosto e com muito orgulho, que vos transmito que a resposta foi positiva”, afirmou Vasco Cordeiro na Assembleia Legislativa.
No próximo mês será lançado o concurso público para a primeira fase de reabilitação do bairro Beira-Mar, composto por 138 casas, assim como do complexo escolar deixado vago pelos EUA.
No plenário que está a decorrer na cidade da Horta, o Presidente do Governo adiantou que fica, assim, afastado o receio de que a cedência destas habitações à Região pudesse condicionar a concretização de projetos de investimento, por parte dos EUA ou de outras entidades, que viessem a necessitar destas habitações.
“Tenho o gosto de partilhar com esta Assembleia que a posição do Governo dos Açores é que estamos inteiramente disponíveis para avaliar com o Governo dos EUA, ou com quem quer que seja, qualquer projeto para a utilização destas habitações, no sentido de, mais uma vez, ajudar a fortalecer a economia, ajudar a criar riqueza e emprego na ilha Terceira”, assegurou Vasco Cordeiro.
.
Açores 24Horas / GACS