Casos de leptospirose baixaram para menos de metade em 2010

O número de casos de leptospirose notificados nos Açores teve uma quebra acentuada em 2010 relativamente ao ano anterior, passando de 29 para 12, indicam dados oficiais divulgados esta terça-feira pelo Governo Regional.
Os 12 casos registados no ano passado ocorreram todos em S. Miguel e afectaram nove agricultores, dois pedreiros e um estufeiro.

A leptospirose é uma doença provocada por uma bactéria presente na urina dos ratos que pode ser fatal se não for combatida numa fase inicial, sendo de declaração oficial obrigatória.

O executivo regional revelou que não existe “qualquer subnotificação da doença” no Serviço Regional de Saúde.

Os dados fornecidos pelo Governo açoriano surgem em resposta a um requerimento parlamentar do PSD/Açores, no qual os social-democratas sublinham que a “leptospirose, também conhecida pela ‘doença dos ratos’, é uma doença profissional da agricultura que continua a constituir motivo de grande preocupação nos Açores”.

Considerando haver uma ligação directa entre a população de ratos e a propagação da doença, o PSD/Açores insiste que o combate à espécie é “uma questão estrutural, mas, sobretudo, de saúde pública”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here