O Presidente da República defendeu hoje a necessidade do Governo ter “apoio maioritário” no Parlamento e apelou a um “esforço de concertação” entre o executivo e os partidos mesmo antes das eleições para obtenção da ajuda externa.
“Perante os desafios que tem à sua frente, o Governo saído das eleições de 5 de junho deve dispor de apoio maioritário na Assembleia da República”, afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, numa intervenção na sessão comemorativa do 25 de Abril, que se realizou esta manhã no Palácio de Belém.
Contudo, defendeu, mesmo antes das eleições, Governo e oposição têm de fazer um “esforço de concertação” para garantir a obtenção da ajuda externa internacional, que irá permitir assegurar o financiamento do Estado e da economia.
“Ainda antes das eleições, impõe-se um esforço de concertação entre o Governo e os partidos políticos relativamente às condições para a obtenção da assistência financeira externa indispensável à salvaguarda do interesse nacional e a assegurar as necessidades de financiamento do Estado e da nossa economia”, disse, naquelE que foi o seu primeiro grande discurso após a formalização do pedido de ajuda externa.