“Pelo respeito que tenho pelos outros órgãos de soberania, entendo que não devo fazer qualquer comentário, mas não quer dizer que depois não venha a falar”, afirmou Cavaco Silva aos jornalista à margem da visita que hoje está realizar ao concelho de Marco de Canaveses.
Cavaco Silva também não se pronunciou sobre a greve de hoje dos professores, afirmando que “um Presidente não deve comentar greves, ainda por cima as que ainda estão a decorrer”.
O chefe de Estado disse que “ainda tem esperança de que, pelo diálogo, seja possível ultrapassar as actuais dificuldades”.
“Já fiz um apelo em tempos ao diálogo e à negociação para que a serenidade e a tranquilidade volte às escolas”, lembrou.
O Presidente foi hoje distinguido, em sessão solene, pelo município do Marco de Canaveses como Cidadão Honorário.
No final da amanhã inaugurou o parque fluvial do Tâmega e esta tarde vai ainda inaugurar as piscinas municipais de Alpendorada e Matos, também no concelho de Marco de Canaveses.
A meio da tarde, cerca das 16:00, o chefe de Estado irá deslocar-se às instalações da EFACEC em Arrentela, Matosinhos, para inaugurar e visitar a fábrica de Transformadores e a fábrica de Geradores Eléctricos para parques eólicos. Pouco depois das 17:00, a comitiva presidencial deverá chegar ao novo Parque de Ciência e Tecnologia da Maia: o TECMAIA.
Depois de descerrar a placa comemorativa da inauguração do edifício TECMAIA, o novo edifício central multiusos, Cavaco Silva assistirá a um breve filme de apresentação do parque, fazendo de seguida uma intervenção.
Ainda no novo Parque de Ciência e Tecnologia da Maia, o Presidente da República irá também visitar o edifício onde está instalada a Wipro Retail, a filial portuguesa da multinacional indiana Wipro Technologies.
in Lusa/AO Online