O Grupo para o Estudo do Património Espeleológico dos Açores e “Os Montanheiros” apresentam hoje ao público o mais recente trabalho sobre as diferentes cavidades vulcânicas existentes no arquipélago.
Intitulado de “Buracos de Lava”, este trabalho é uma compilação de dados reunidos nos últimos quatro anos pelo Grupo para o Estudo do Património Espeleológico dos Açores (GESPEA), que segundo revela o presidente da associação “Os Montanheiros” “é iniciativa que pretende fazer o retrato actual daquilo que é o património subterrâneo das nossas ilhas, com componentes de carácter informativo e didáctico de modo a alcançar diferentes camadas de público”. Paulo Barcelos sublinha ainda que os mil exemplares foram editados em língua portuguesa, mas a versão em inglês estará brevemente à venda nas lojas do comércio de toda a região e ‘online’ no site da associação.
A apresentação de “Buracos de Lava” integra-se no programa das comemorações do 46º aniversário de “Os Montanheiros”, que terá lugar no edifício da sede, esta noite, podendo o CD ser adquirido a partir de hoje.