No dia 30 de junho de 2017, seis elementos da CBRE – consultora na prestação de serviços para o setor imobiliário, superaram o desafio de chegar ao ponto mais alto de Portugal, levando consigo a bandeira da empresa e de Portugal.
Ricardo Serrano, Ricardo Pena, José Hermozilha, John Rowlands, Sérgio Albano e Frederico Borges de Castro subiram até aos 2.351 metros do pico do Pico, o ponto mais alto de Portugal, numa iniciativa que visava mostrar que o verdadeiro espírito CBRE não é de acomodação. “Não basta estar no topo: é preciso ir cada vez mais longe e mostrar que a liderança de mercado resulta do entusiasmo e superação individual de cada um. Em trilhar novos caminhos, mais ousados e empreendedores” afirmam os participantes.
A ideia de subir a montanha surgiu “há alguns meses, no âmbito da campanha Be Well. Achei interessante criar um desafio físico que motivasse a equipa CBRE a exceder os seus limites, fora do seu ambiente tradicional. Um desafio pessoal, mas profundamente ligado à empresa, com o objetivo de provar que sem sacrifício ninguém consegue estar no topo”, explica Frederico Borges de Castro.
O dia chegou e na manhã de sexta-feira o início da subida demonstrou logo alguma dificuldade e a noção de que ia ser uma ascensão complicada tornou-se logo evidente na cabeça de todos. No primeiro quarto de hora, das sete horas que se seguiram, ninguém queria acreditar que era aquilo a que se tinham proposto, relatam, “afinal, era tudo muito mais difícil do que imaginado e discutido nas triviais conversas de cozinha da CBRE”.
Mas as coisas estavam para piorar. Apesar dos treinos que tivemos na Peninha e Serra da Estrela, a subida que encontraram no segundo troço do percurso era diferente de tudo aquilo que tinham imaginado, “pois a inclinação era enorme e o chão de lava era abrasivo e agressivo”, testemunhou Borges de Castro.
“Passo a passo, com o calor do dia sem dar tréguas, fomos conquistando a montanha, movidos mais pela motivação de chegar ao topo do que pela energia física, que nesse momento começava a desaparecer e a causar desmotivação. O consumo de água tornou-se equivalente ao suor que nos corria pela face, misturado com protetor solar, ambos a toldarem-nos a visão ao contraste com a luz solar de frente. Creio que cada um de nós, a certa altura do percurso, terá perdido noção do que estava a fazer, sabendo apenas que tinha que continuar para alcançar o objetivo proposto”, confessou ainda Frederico, que conta que a “chegada ao topo do vulcão – nos 2.280 metros – foi recebida como um copo de água fria após a travessia de um deserto. Alguns de nós sentiram nesse momento a importância psicológica da conquista alcançada, pois a última parte do percurso – o Piquinho, situado 70 metros acima, com uma encosta de lava cortante e extremamente inclinada – passou a parecer uma brincadeira, vista a partir daquele ponto. Mas não era. E não foi”.
A chegada ao marco de 2.351 metros, o topo de Portugal, foi emocionante para todos. Frederico Borges Castro, que foi o último a chegar, conta que ficou “muito surpreendido com a cortesia de toda a equipa”, que esperou um metro abaixo para que fosse o primeiro a subir ao marco. “Aqui vi verdadeiro espírito de equipa, educação e cavalheirismo. A CBRE tem realmente a sorte de contar com elementos deste calibre”, congratulou.
Depois foi erguer a bandeira da nação e da empresa no topo e registar o momento para a eternidade. “Agora em retrospetiva, fico a pensar no que é que levou seis elementos da CBRE, por sua iniciativa e custo, esforço e risco, a levar a bandeira da empresa até ao topo de Portugal. Mas a resposta é óbvia para todos nós, que travamos pequenas batalhas diárias para levar a nossa empresa a ser a melhor de Portugal. Está dentro de nós… para bem próprio e bem comum”, concluiu Frederico.
O Grupo CBRE, Inc. (NYSE:CBG), é uma empresa classificada na Fortune 500 e S&P 500, com sede em Los Angeles, líder mundial na prestação de serviços para o setor imobiliário (dados relativos a 2016), com mais de 75.000 colaboradores a nível mundial (excluindo empresas afiliadas) e desenvolve a sua atividade para investidores e ocupantes através de aproximadamente 450 escritórios em todo o mundo (excluindo empresas afiliadas). A CBRE oferece um conjunto de serviços integrados, que incluem consultoria estratégica e mediação em operações de venda e arrendamento de imóveis, promoção, investimento imobiliário, gestão de imóveis, gestão de instalações, gestão de projetos, serviços de avaliação e research.
Em Portugal a empresa está presente desde 1988, prestando uma vasta gama de serviços em todo o território nacional.