De acordo com o deputado centrista, em declaração política esta tarde de terça-feira, primeiro dia de trabalhos da sessão de Outubro, os´dados da Direcção Geral de Saúde registavam 2396 casos de gripe A nos Açores até 18 de Outobro último enquanto a Secretaria Regional só anunciava 942 casos.
Mais grave, acrescentou Lima, do que a gripe A nos Açores, “parece ser a actuação eivada de má fé do Secretário da Saúde que, irresponsável e reiteradamente, omitiu dados, faltando escandalosamente à verdade, numa tentativa de enganar a opinião pública, para se proteger da teia de incompetência que ele próprio criou”.
“Despudoradamente, o Secretário Regional da Saúde aproveitou a Gripe A para se auto-promover na comunicação social, aparecendo, entre 9 de Junho e 25 de Agosto, 111 vezes, tantas quantos os casos de gripe A então confirmados na Região. O ilustre desconhecido aproveitava assim o infortúnio dos outros para dizer aos Açorianos que era o Secretário da Saúde, numa actuação que, não raras vezes, roçando o ridículo, amiúde raiava o patético. É claro que, além da promoção pessoal, as aparições também tinham outro objectivo: camuflar uma inoperante Direcção Regional da Saúde e uma moribunda Direcção de Serviços de Cuidados de Saúde a quem competia liderar todo este processo”, prosseguiu.
Neste momento, em plenário, Miguel Correia prepara-se para reagir.