CDS-PP contra “lixeira” autorizada pelo Governo e pela Câmara Municipal nas Velas

O Grupo do CDS-PP na Assembleia Municipal das Velas manifestou-se hoje contra “a lixeira em que Governo Regional e Câmara Municipal socialistas transformaram a zona de Entre-os-Morros, praticamente no centro da Vila das Velas, na ilha de São Jorge, na sequência das obras de construção na nova Escola Básica do concelho”.

Abel Moreira, Maria da Luz das Graças e Luís Silveira, deputados municipais eleitos pelo CDS-PP, enviaram à autarquia um requerimento onde solicitam um conjunto de esclarecimentos sobre “uma situação autorizada por entidades públicas que colocam em causa a beleza natural de uma zona classificada como reserva ecológica”.

Em causa, segundo Abel Moreira, Líder do Grupo Municipal popular, “está o depósito de toneladas de entulho no lugar de Entre os Morros, proveniente do desaterro feito no âmbito da obra de construção da nova Escola Básica das Velas, em  terreno propriedade do Município”. Moreira salienta que “a zona é reserva ecológica”, para além de se encontrar “junto de uma área habitacional”, está rodeado de “de inúmeras infra-estruturas públicas, como a Escola Profissional de São Jorge, o Campo de Jogos Municipal, o Parque Campismo, as Piscinas Municipais”, entre outras.

Os democratas-cristãos alegam que “tal situação tem vindo a causar inúmeros constrangimentos à população local, nomeadamente com a entrada de terra nas moradias, tendo em conta que aquela é uma zona bastante ventosa”, para além de que visualmente tem um impacto “extremamente violento” até para os turistas que visitem a ilha ou o concelho.

Abel Moreira acentua ainda que “a legislação vigente prevê e estipula locais próprios para o depósito de materiais desta natureza (inertes e entulhos), os quais devem estar devidamente licenciados para o efeito”.

Assim, e nesse sentido, o Grupo Municipal do CDS-PP questiona a autarquia socialista sobre se “tem ou não o conhecimento da situação?” e, em caso afirmativo, se “o Município autorizou o depósito do referido material naquele local?” e se “sabe o Município informar a que se destina o referido material e para quando se prevê a sua remoção do local de Entre os Morros?”

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here