CDS-PP critica Governo Regional por não valorizar universidade da região

O presidente do CDS-PP nos Açores, Artur Lima, criticou hoje o Governo Regional por ter encomendado um estudo sobre a carne da região a uma empresa do exterior do arquipélago, não consultando a academia açoriana.
“A Universidade dos Açores tem desde há uma década estudos nessa área, portanto entendo que deveria ter sido parceira ativa e financiada para fazer esse projeto, infelizmente não o foi e preferiu-se financiar uma empresa de fora”, afirmou Artur Lima em declarações aos jornalistas no final de uma visita ao pólo universitário de Angra do Heroísmo, na Terceira.

Artur Lima salientou que “não está em causa a qualidade científica do professor Carlos Santos (autor do estudo), mas o financiamento de que a universidade precisa”, acrescentando que a academia açoriana tem “excelente qualidade científica e de investigação”, que frisou ser valorizada pelo Governo da República.

“É com particular satisfação que constato que a ministra da Agricultura nomeou para o grupo de peritos que vão estudar a reforma da Política Agrícola Comum uma docente da Universidade dos Açores”, frisou, numa referência à nomeação de Emiliana Soares da Silva.

Em relação à carne dos Açores, o líder regional do CDS-PP criticou o financiamento de projetos de “estabulação permanente”, por considerar que é “um retrocesso enorme na qualidade” do produto.

“O CDS entende que estes projetos não devem ser financiados sob pena de perdermos o melhor que temos na nossa carne e no nosso leite, que nos distingue do continente e da Europa”, alegou.

Um estudo científico encomendado pela Secretaria Regional da Agricultura e realizado pelo Instituto Nacional de Recursos Biológicos concluiu que a carne dos Açores tem características que protegem os consumidores de algumas doenças, que resultam especialmente do facto de os animais serem alimentados principalmente em pastagem.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here