Artur Lima salientou que “não está em causa a qualidade científica do professor Carlos Santos (autor do estudo), mas o financiamento de que a universidade precisa”, acrescentando que a academia açoriana tem “excelente qualidade científica e de investigação”, que frisou ser valorizada pelo Governo da República.
“É com particular satisfação que constato que a ministra da Agricultura nomeou para o grupo de peritos que vão estudar a reforma da Política Agrícola Comum uma docente da Universidade dos Açores”, frisou, numa referência à nomeação de Emiliana Soares da Silva.
Em relação à carne dos Açores, o líder regional do CDS-PP criticou o financiamento de projetos de “estabulação permanente”, por considerar que é “um retrocesso enorme na qualidade” do produto.
“O CDS entende que estes projetos não devem ser financiados sob pena de perdermos o melhor que temos na nossa carne e no nosso leite, que nos distingue do continente e da Europa”, alegou.
Um estudo científico encomendado pela Secretaria Regional da Agricultura e realizado pelo Instituto Nacional de Recursos Biológicos concluiu que a carne dos Açores tem características que protegem os consumidores de algumas doenças, que resultam especialmente do facto de os animais serem alimentados principalmente em pastagem.
Lusa