A Comissão Directiva Regional do CDS-PP Açores exigiu, esta quarta-feira, a demissão de Sidónio Bettencourt de diretor do Centro Regional dos Açores da RTP, SA, por considerar que “não tem perfil, nem competências” para desempenhar estas funções, acusando a Direção de Informação da rádio e televisão públicas de terem discriminado o CDS-PP na noite eleitoral autárquica.
Numa conferência de imprensa, na Sede Regional do Partido em Angra do Heroísmo, Graça Silveira, porta-voz da Direção popular, criticou “a direção de informação da RTP e, em particular, a chefia de informação da RDP, na pessoa do Sr. Pedro Moreira”, por terem “ostracizado e discriminado o CDS, pois preferiram dar destaque apenas aos dois maiores partidos, destacando equipas de reportagem permanente e meios fixos para as sedes regionais do PS e do PSD, assim como para as sedes de candidatura destes Partidos, não fazendo o mesmo relativamente à Sede Regional do CDS-PP”, no passado Domingo à noite.
Os Populares entendem que “com esta lamentável atitude discriminatória, que vai contra todas as obrigações de isenção e pluralismo democrático, a administração e as chefias de informação da Rádio e Televisão públicas regionais estão a dar passos largos no intuito de fecharem a janela em que já está transformada a RTP Açores. Aliás, se Lisboa criou uma janela, a centralista administração açoriana da RTP criou uma ‘gateira’ das outras ilhas na RTP Açores”, frisou Graça Silveira.
Em virtude disto o CDS-PP “reserva-se ao direito de tomar as devidas e adequadas diligências, junto das entidades e órgãos competentes, para que possam ser sancionadas e corrigidas para o futuro as atitudes centralistas e discriminatórias”.