O Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores apresentou, esta quarta-feira, no Parlamento Açoriano mais uma iniciativa parlamentar para que sejam estudados os prejuízos já causados pela praga do coelho-bravo na ilha de São Jorge.
O Deputado Luís Silveira considera que é urgente uma intervenção pública, porque a situação por que passam os agricultores daquela Ilha é “aflitiva” e “tem sido relatada com insistência ao CDS que, por seu turno, através dos mecanismos parlamentares ao seu dispor, tem tentado sensibilizar o Governo para a aflitiva situação, mas aparentemente em vão”.
Recordando que os populares apresentaram, em Fevereiro passado, uma Resolução que propunha um conjunto de medidas a adoptar para ajudar a resolver a praga do coelho-bravo e que o mesmo foi chumbado pelo PS com a abstenção do PSD, Silveira lamentou também que uma deslocação de governantes a São Jorge não tenha resolvido o problema.
Assim, o Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores, apresentou um Projecto de Resolução que propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores “encarregue a Comissão especializada permanente de Economia de com base numa caracterização das explorações agrícolas da ilha de S. Jorge proceder a uma inventariação das perdas económicas de cada uma das explorações afectadas, resultante da actividade do Coelho-bravo”.
Após seguir os trâmites normais, ou seja, ser analisado em comissão parlamentar antes de ser discutido, este Projecto deverá ser votado em plenário no próximo mês.